segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Olá, Amelitas!

Nossa, qto tempo que não escrevo!É que tá uma loucura o meu dia a dia. Voltei para terminar minha carga horária na Pediatria (o que me consome mtooo), to malhando, fazendo dieta (não tão restritiva rsrs) e cuidando da minha casa e família, como toda Amélia Reinventada que se preza! Bem, hj vou postar umas dicas mto legais e bem curtinhas pra gente aumentar o QI. Li no site da Revista Super Interessante http://super.abril.com.br/historia/como-aumentar-seu-qi-446948.shtml

Vamos as dicas:

1-VISTA UMA ROUPA DIFERENTE




A rotina acomoda nossos neurônios, que deixam de criar novas sinapses. É como se o cérebro funcionasse apenas no automático. Vestir alguma coisa que não está acostumado, por exemplo, obriga as células do cérebro a aumentar os dendritos - braços do neurônio por onde as informações são transmitidas. E, quanto mais caminhos, melhor.

2-APRENDA CHINÊS



É muito mais fácil aprender espanhol. Há um motivo para isso: quando a língua é similar à nossa, ela passa a compartilhar a mesma área cognitiva que já usamos. Para aprender chinês, é preciso ativar uma nova rede de células. É a mesma lógica de sair da rotina. Mas aqui, uma área específica do cérebro é ativada: a da linguagem.

3-TOME BANHO DE OLHOS FECHADOS



Assim você aumenta o número de ligações entre os neurônios, desenvolvendo a propriocepção - capacidade de reconhecer os membros em relação ao resto do corpo. Como efeito colateral, todos os seus sentidos ficam mais aguçados - visão, olfato, tato. Mas talvez você descubra que não gosta do cheiro do seu sabonete...


4- BEBA CAFÉ


Nem de mais, nem de menos. Quatro xícaras por dia são o suficiente. A cafeína bloqueia os receptores da adenosina, neurotransmissor que causa a sonolência. Com café nas veias, você aumenta a velocidade do processamento de informações e fica mais atento para concluir tarefas complexas, como uma prova de química.


5- DURMA 8 HORAS POR NOITE


O sono se divide em duas partes. A primeira dura cerca de 1h30 e regenera as células lesadas durante o dia, recuperando o organismo. Na segunda etapa, a memória é reorganizada. Em um adulto de hábitos normais ela dura entre 6 e 7 horas. Se você acordar antes disso, pode atrapalhar os processos de consciência.

6- OUÇA MOZART


A música do compositor austríaco estabiliza no cérebro as ondas alfa, que se associam à diminuição da tensão mental. É o chamado efeito Mozart. O som estimula áreas relacionadas à memória e exige uma atividade mental complexa, pois seus códigos são baseados em notas e em seqüências de tempo. Só que os efeitos da melhora têm vida curta: de 15 a 20 minutos.

São dicas fáceis né?! Eu vou tentar dar um "up" no meu QI pq a coisa anda feia...rsrs. Se vcs experimentarem, depois me contem tudoooooooo!
bjs Amelitas!

3 comentários:

Ana Paula disse...

Mozart ja ta dentro...vou tentar os outros..hhihihihi
adorei as dicas linda!
bjs

***Calcinha Fru-Fru*** disse...

Puxa vida, to precisando fazer várias coisas como tomar banho de olhos fechados e dormir 8h por noite... ai ai... essa vida corrida!

Bjokas!

Tati disse...

Eu não sou muito do café mas o utilizo como remédio para enxaqueca, funciona, viu?
beijo

Postar um comentário