Esse post vai em homenagem a minha sobrinha/afilhada Maria Eduarda que está com Pneumonia. Nossa, qdo meu irmão ligou e disse isso para minha mãe, ela arregalou os olhos e soltou um "Ai, meu Deus!!!!" como se a minha afilhada tivesse com uma doença terminal!rsrsrs.
Como diria meu maridex, nem tanto, nem tão pouco! Mas, então, o que é importante saber sobre Pneumonia?????
A Pneumonia é a inflamação do parênquima pulmonar (parte do pulmão onde se localizam os alvéolos, brônquios e bronquíolos. É o local aonde ocorrem as trocas gasosas que produzirá oxigênio para todo o corpo funcionar adequadamente).
Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos, parasitas ( tais como os vermes Ascaris, Ancylostoma, Estronglóide e Necator) e até por partículas. Por isso, não se deve usar talco em crianças pq aquele "pozinho" que o talco faz, pode ser aspirado pela criança e causar uma Pneumonia Química. Mas a maioria das Pneumonias são bacterianas. Então vamos nos referir a P. Bacteriana nos quesitos abaixo:
Qual é o sinal que caracteriza a Pneumonia? É a TAQUIPNÉIA ou seja, aceleração do ritmo respiratório para aquela faixa etária (a respiração fica mais rápida e curta do que o normal). Então, minhas santas Amelitas, não é o famoso RX que diz se a criança tem Pneumonia ou não. Ele apenas complementa a investigação da doença e pode dar um prognóstico da doença.
Várias mãezinhas chegam no hospital e me falam: Dra, eu queria uma "chapa" do meu filho pq acho que ele está com Pneumonia. Para começar, o uso do Rx indiscriminadamente aumenta em 2.5x a chance da criança ter um Câncer devido a radiação do exame. Então, não podemos ficar pedindo Rx a "torto e a direito" se não houver uma justificativa para este exame. E como eu disse antes, é necessário ter um "quadro clínico" que seja compatível. Mas devemos lembrar que a Febre e o choro podem aumentar a frequencia respiratória. E que existem outras doenças respiratórias que cursam com a taquipnéia.
Toda Pneumonia é grave? Não. Podemos classificar a Pneumonia em Sem Gravidade, Grave e Mto Grave de acordo com os sinais clínicos. Lembrando que todo lactente menor de 2 meses, crianças desidratadas e desnutridas precisam ser internadas caso o diagnóstico de Pneumonia se confirme.
Qual é o quadro clínico da Pneumonia? Tosse (com ou sem catarro), dificuldade em respirar, febre (nem sempre presente), um quadro anterior de Resfriado, Amigdalite, Sinusite. Também pode haver vômitos e diarréias associados.
Como é feito o tratamento? Pode ser feito em casa, por via oral,caso não haja nenhum critério para internação ( existem outros além dos que eu citei acima mas não os coloquei aqui pq são mto específicos e a intenção é só esclarecer superficialmente e tirar alguns mitos!). Normalmente, dura em torno de 10 dias. Também tem a opção do antibiótico injetável. Neste, a criança toma uma injeçao, intramuscular, 1x dia, por 7 dias (qdo eu era criança e tive 3x Pneumonia, fiz esse tratamento. Pobre bumbum!). O paciente deve ser reavaliado em 48 hs sendo que a febre (caso esteja presente) pode durar até 72 hs após o início do uso do antibiótico.
Se o paciente for grave/mto grave será internado e o tratamento pode durar por 21 dias.
Existe vacina contra a Pneumonia? Esse ano o MS disponibilizou nos postos de saúde a
Vacina contra infecção pneumocócica 7-valente (Prevenar): com antígeno para 7 sorotipos de Streptococcus pneumoniae, que são responsáveis por casos graves de meningite, pneumonia, sinusite e otite média. Pode ser administrada a partir dos 2 meses de vida, sendo nesse caso 3 doses com intervalo de 2 meses e um reforço quando o bebê completar 1 ano e 5 meses; entre 7 meses e 11 meses de vida, deve-se administrar 2 doses como intervalo de 2 meses e completar 1 ano e 5 meses; entre 1 ano e 2 anos de vida, deve ser administrada 2 doses com intervalo de 2 meses; após 2 anos de vida, deve-se administrar somente 1 dose. Porém só pode ser administradas em crianças até 9 anos de idade.
bjs
Sah
9 comentários:
pneumonia tem que ter cuidado! beijos
vc está de parabéns é sempre bom esses esclarecimentos .Como sou muito apavorada ,mas muito. Fico mais calma em tomar certas atitudes. Beijos ,Obrigada.
ah, obrigada :))
beijosss
adorei Nani!! muito bem explicadinho!!!
bjinhos
Oie, adorei seu blog
Estou seguindo!
Passe no meu e me siga tb
www.caroladuarte.blogspot.com
Sasah,
Vc eh muito fofa!!!
Sempre presente!!!
Bjuxxx!!! :)
Sah, muito boa a explicação.
Pneumonia não é brincadeira, tem que se cuidar mesmo. Melhoras para sua sobrinha.
bjsss
tudo tão explicadinho, que dá gosto! obrigada!
beijos!!
Sah mto legal essa informação sobre Pneumonia...
mto bem explicado '
minha mãe achou liindo o gatinho da foto '
rsrsrsrsrsrs
:)
Bjos '
http://espetaculoosa.blogspot.com
Postar um comentário