quinta-feira, 8 de abril de 2010

Atchimmmmm!

Salve, Amelitas!

Hj nem deu pra passar nos blogs pq a minha bebezinha está resfriada. Coisa super comum na Pediatria mas é incrível como ainda muitos médicos estão desatualizados ou frente a ansiedade da mãe, cedem e não realizam a conduta indicada pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria). Por isso, resolvi fazer esse post com pequenos esclarecimentos. Afinal, mts de vcs são mamães e outras com ctz têm um sobrinho, afilhado bla,bla.bla.

Vamos lá com a Tia Sah (olha que fofo, até rima tem!rsrsrsrsrs)


O Resfriado é causado por vários tipos de  vírus, por isso é que a gnt contrai tantas vezes durante a vida esta doença. No caso das crianças, a frequencia é mto maior. Inclusive, existe uma pequena porcentagem (em torno de 10% a 12%) de crianças com até 2 anos de idade, que podem ter até 12x/ano Resfriado. Ou seja, elas passam o ano todo com Resfriado! Então, pelo amor de Deus, não me vão a Farmácia e tratem um Resfriado  com Frademicina (aquela injeção super indicada pelos balconistas das farmácias!) ou com antibiótico. Vírus não são combatidos com antibióticos e sim bactérias. Como o Resfriado é causado por vírus, vc pode fazer uma resistência desnecessária a uma bactéria e qdo precisar usá-los, não farão efeito. E vc gastará mais $ para comprar um antibiótico de amplo espectro!!!!!

Outra coisa: agora virou "modinha" usar Alivium para qualquer resfriado infantil. Detalhe: só se usa antiinflamatório em crianças em casos de doenças reumáticas. A SBP não aconselha o uso em doenças infecciosas, apesar do Alivium ser um antiinflamatório com ação anti térmica (abaixa a febre). Lembrando que a nossa coleguinha Aspirina/AAS é um antiinflamatório. Mas pq isso?Implicância da SBP? Nããããããoooooooo. Pode causar a Síndrome de Reye ( tem um quadro viral + uso de antiinflamatórios que pode levar a morte da criança!). Tá bom, sei que essa síndrome é rara masssssssssssssssss pq arriscar a vida do seu tesouro se existem outras opções mais seguras? Então, se a criança tiver febre, é melhor usar um antitérmico/analgésico como Dipirona e Paracetamol.

E os tão pedidos xaropes? Eles também não tem ação comprovada. A tosse é um mecanismo de defesa. Ocorre por um processo irritativo. O organismo precisa por "pra fora" o que não está normal. Então, nem pensar em usar antitussígenos nestes casos. E os mucolíticos? A intenção deles é facilitar a expectoração do nosso colega catarro. Mas Amelita, pense comigo, se o nosso coleguinha catarro ficar mais fluido, ele não sairá mais facilmente? Simmmmmmmmmmm!Então, a melhor coisa para parar a tosse e eliminar o catarro é água. Sim, ela mesma!Qto mais hidratada a criança tiver, mais diluído fica o catarro.

E aquela insuportável congestão nasal?

A melhor coisa é Soro Fisiológico. Sim, aquele básico, que vc compra em qualquer farmacia. É só pingar algumas gotas em cada narina. Sorine pediátrico? Ele tb possui o Cloreto de Benzalcônio que alguns estudos indicam causar Rinite Medicamentosa. Mais uma vez: pq não usar uma opção segura e mto mais barata e se arriscar com uma mais cara e com efeitos que podem ser nocivos futuramente? Sem contar, que de quebra, o Soro Fisiológico ao fluidificar a secreção presa nos seios paranasais vai fazer com que a criança ponha ela "pra fora" e diminuirá aquela tosse noturna. Esta pode ser causada pelo catarro que tava "preso nos ossos" do rosto e qdo deitamos, ele começa a gotejar na garganta. Isso e irrita as vias aéreas e adivinha o que acontece?Tosseeeeee!

Pra terminar: RESUMÃO DO RESFRIADO


1- BEBER BASTANTE LÍQUIDO.
2- CONGESTÃO NASAL:PINGAR COM CONTA GOTAS ALGUMAS GOTINHAS DE SORO FISIOLÓGICO EM CADA NARINA
3- DOR DE GARGANTA: SE NÃO FOR DE ORIGEM BACTERIANA, USAR APENAS UM ANTITÉRMICO/ANALGÉSICO. ISSO TB VALE PARA FEBRE.

ATENÇÃO: ISSO SÃO MEDIDAS PARA UM RESFRIADO COMUM. CASO A CRIANÇA COMECE A TER DIFICULDADES PARA RESPIRAR OU ACELERE O SEU RITMO NORMAL DE RESPIRAÇÃO, FIQUE "AMUADINHA DEMAIS" OU SONOLENTA, LEVE AO MÉDICO PARA UMA AVALIAÇÃO PQ A SITUAÇÃO PODE TER COMPLICADO. O RESFRIADO PODE TER ABERTO "PORTAS" PARA OUTRAS INFECÇOES MAIS GRAVES. NÃO DEIXEM DE IR AO MÉDICO, VIU? ISSO AQUI SÃO APENAS DICAS E NÃO UMA AVALIAÇÃO MÉDICA!!!!!


bjs

Sah

17 comentários:

Andréia Maquiadora disse...

Sah retribuindo a visita..ahh sei sim flor o q vc pensa sobre pin up.... i eu nem te conto o q eu pensoooo ou melhor sinto..vc ja sabe ne??bjokas e volte sempre

Rô - Blog Consuma com Moderação disse...

Oi Sah!
Vou torcer pra sua bonequinha sarar logo.

Eu amo Boxer, é minha raça preferida, mas nunca tive um. Tenho uma Shih Tzu, uma Maltês, uma Pit Bull e um Vira Latão, sou maluca por eles.

Beijos, um ótimo final de semana!

Sandra Costa disse...

Oi Sah,
Espero que sua pitikinha melhore logo!!!
Arrasou no post, concordo contigo! As pessoas devem acima de tudo tomar remedios com prescrição medica e não porque um amigo ou qquer outra pessoa indicou!
Isso é um perigo!!
Com certeza seu alerta vai nos ajudar!
Bjux! :)

Jéssica Flores disse...

Oi, passei pra conhecer o seu blog! Adorei!!
Parabens pelo cantinhoo

Beijos

Karen Lommez disse...

Renda não adiantaria nada, é branco mesmooo, tipo Pétala branca, ou qualquer um usado na ponta da francesinha. bjk

GRAÇA LAYOUTS disse...

Oi Sah, olha meu serviço é este de mudar blogs, como vc perguntou a lateral do meu blog´foi toda mudada, eu customizo template. coloco outro fundo, faço banner personalizado deixando o blog parecido com o dono o meu foi criado por mim desde dos link, reloginho, imagem caido do blog , topo etc.... tudo persolizado de acordo com meu banner...
Se ficou alguma duvida é só perguntar...

bjos já sou sua seguidora

GRAÇA LAYOUTS disse...

Esqueci de dizer parabens, suas postagem são 10...
continue assim... bjos

Unknown disse...

ai nem me fale em resfriado, estou e é um óh.
estou te seguindo, se puder me siga tb!
http://moranguinhuemake.blogspot.com
beijos!

Unknown disse...

Oi Sah muito legal essa materia, bem interessante, como todas que vc coloca, bjs

Anônimo disse...

Sah, tenho certeza que vc conseguiu esclarecer muita coisa para nossas mamães e os bebes vão agradecer...
Melhoras para nossa pekena e muitas bjkas para vcs!!

Unknown disse...

obrigada :)
fala com ela sim pq e mt bom!!
http://moranguinhuemake.blogspot.com
beijos

Carol Fernandes disse...

Adorei essa sua postagem! Vou te seguir para poder acompanhar o que vc escreve! Seu blog é ótimo! Tenho um netinho que vai fazer um aninho e minha nora vai gostar de ler o seu post, ela gosta de coisas bem naturebas!
Quando puder dá uma passadinha no meu cantinho, ok? chama-se Tutto Dolci.
Beijos

Andréia Maquiadora disse...

Sah...Flor tem selinho pra vc no meu blog!!!
Bjokas
http://aquino-maquiadora.blogspot.com/

Bárbara Rezende disse...

AMIGAAAAAAAAAAAA ESTOU RETRIBUINDO A VISITINHA NO NOSSO BLOG E FALAR QUE AMEI ESSE POST, JÁ QUE TODOS AQUI EM CASA ESTÃO RESFRIADOS, COMEÇOU COM MEU PEQUENO DE 2 ANOS PASSOU PARA A DE 10 E FINALMENTE OS ADULTOS PEGARAM TB!!! AFF NINGUEM MERECE NOSSA A MAIORIA DAS PESSOAS QUE CONHEÇO ESTÃO ASSIM!!!

MUITO LEGAL ESSAS DICAS JÁ QUE OS LEVEI AO MÉDICO E SAÍ COM 5 REMÉDIOS PARA COMPRAR PARA CADA UM!!! $$$$$$

BJKS

Ly Mello disse...

Amei a postagem, já deixei até nos meus favoritos! hahaha
Vida de mãe não é fácil! Agora mesmo estou escrevendo com uma princesa roncando na minha cama! :)

Beijocas e melhoras pra sua princesa!

Cris Ventura disse...

Ótimas dicas...beber muita água e soro nas narinas ;-) Passei pra conhecer teu blog e gostei muito! Beijo!

Ana Paula disse...

oi Nani!! as dicas tao excelentes e muito explicadinhas!!!! adorei!!!
bjinhos

Postar um comentário