segunda-feira, 12 de abril de 2010

Pneumonia????? Socorrooooo!!!

Salve, Amelitas!


Esse post vai em homenagem a minha sobrinha/afilhada Maria Eduarda que está com Pneumonia. Nossa, qdo meu irmão ligou e disse isso para minha mãe, ela arregalou os olhos e soltou um "Ai, meu Deus!!!!" como se a minha afilhada tivesse com uma doença terminal!rsrsrs.




 Como diria meu maridex, nem tanto, nem tão pouco! Mas, então, o que é importante saber sobre Pneumonia?????






A Pneumonia é a inflamação do parênquima pulmonar (parte do pulmão onde se localizam os alvéolos, brônquios e bronquíolos. É o local aonde ocorrem as trocas gasosas que produzirá oxigênio para todo o corpo funcionar adequadamente). 




Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos, parasitas ( tais como os vermes Ascaris, Ancylostoma, Estronglóide e Necator) e até por partículas. Por isso, não se deve usar talco em crianças pq aquele "pozinho" que o  talco faz, pode ser aspirado pela criança e causar uma Pneumonia Química. Mas a maioria das Pneumonias são bacterianas. Então vamos nos referir a P. Bacteriana nos quesitos abaixo:


 Qual é o sinal que caracteriza a Pneumonia? É a TAQUIPNÉIA ou seja, aceleração do ritmo respiratório para aquela faixa etária (a respiração fica mais rápida e curta do que o normal). Então, minhas santas Amelitas, não é o famoso RX que diz se a criança tem Pneumonia ou não. Ele apenas complementa a investigação da doença e pode dar um prognóstico da doença.  




Várias mãezinhas chegam no hospital e me falam: Dra, eu queria uma "chapa" do meu filho pq acho que ele está com Pneumonia. Para começar, o uso do Rx indiscriminadamente aumenta em 2.5x a chance da criança ter um Câncer devido a radiação do exame. Então, não podemos ficar pedindo Rx a "torto e a direito"  se não houver uma justificativa para este exame. E como eu disse antes, é necessário ter um "quadro clínico" que seja compatível. Mas devemos lembrar que a Febre e o choro podem aumentar a frequencia respiratória. E que existem outras doenças respiratórias que cursam com a taquipnéia.


Toda Pneumonia é grave? Não. Podemos classificar a Pneumonia em Sem Gravidade, Grave e Mto Grave de acordo com os sinais clínicos. Lembrando que todo lactente menor de 2 meses, crianças desidratadas e desnutridas precisam ser internadas caso o diagnóstico de Pneumonia se confirme.


Qual é o quadro clínico da Pneumonia? Tosse (com ou sem catarro), dificuldade em respirar, febre (nem sempre presente), um quadro anterior de Resfriado, Amigdalite, Sinusite. Também pode haver vômitos e diarréias associados.




Como é feito o tratamento? Pode ser feito em casa, por via oral,caso não haja nenhum critério para internação ( existem outros além dos que eu citei acima mas não os coloquei aqui pq são mto específicos e a intenção é só esclarecer superficialmente e tirar alguns mitos!). Normalmente, dura em torno de 10 dias. Também tem a opção do antibiótico injetável. Neste, a criança toma uma injeçao, intramuscular, 1x dia, por 7 dias (qdo eu era criança e tive 3x Pneumonia, fiz esse tratamento. Pobre bumbum!). O paciente deve ser reavaliado em 48 hs sendo que a febre (caso esteja presente) pode durar até 72 hs após o início do uso do antibiótico.
Se o paciente for grave/mto grave será internado e o tratamento pode durar por 21 dias.


Existe vacina contra a Pneumonia? Esse ano o MS disponibilizou nos postos de saúde a 

Vacina contra infecção pneumocócica 7-valente (Prevenar):  com antígeno para 7 sorotipos de Streptococcus pneumoniae, que são responsáveis por casos graves de meningite, pneumonia, sinusite e otite média.  Pode ser administrada a partir dos 2 meses de vida, sendo nesse caso 3 doses com intervalo de 2 meses e um reforço quando o bebê completar 1 ano e 5 meses; entre 7 meses e 11 meses de vida, deve-se administrar 2 doses como intervalo de 2 meses e completar 1 ano e 5 meses; entre 1 ano e 2 anos de vida, deve ser administrada 2 doses com intervalo de 2 meses; após 2 anos de vida, deve-se administrar somente 1 dose. Porém só pode ser administradas em crianças até 9 anos de idade. 


IMPORTANTE: Volto a dizer que são só informações superficiais e que caso seu filho esteja com falta de ar, tosse, febre e principalmente com aceleração do ritmo respiratório, leve ele para ser avaliado por um pediatra da sua confiança.


bjs


Sah

9 comentários:

Bruna Letícia disse...

pneumonia tem que ter cuidado! beijos

Mirian disse...

vc está de parabéns é sempre bom esses esclarecimentos .Como sou muito apavorada ,mas muito. Fico mais calma em tomar certas atitudes. Beijos ,Obrigada.

Bruna Letícia disse...

ah, obrigada :))
beijosss

Ana Paula disse...

adorei Nani!! muito bem explicadinho!!!
bjinhos

Carol disse...

Oie, adorei seu blog
Estou seguindo!
Passe no meu e me siga tb

www.caroladuarte.blogspot.com

Sandra Costa disse...

Sasah,
Vc eh muito fofa!!!
Sempre presente!!!
Bjuxxx!!! :)

Dri Viaro disse...

Sah, muito boa a explicação.
Pneumonia não é brincadeira, tem que se cuidar mesmo. Melhoras para sua sobrinha.

bjsss

Dona Sanfona disse...

tudo tão explicadinho, que dá gosto! obrigada!

beijos!!

Natália Rodrigues disse...

Sah mto legal essa informação sobre Pneumonia...
mto bem explicado '
minha mãe achou liindo o gatinho da foto '
rsrsrsrsrsrs

:)

Bjos '

http://espetaculoosa.blogspot.com

Postar um comentário