segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Uma Nova Proposta em Dietas:PNL

Salve, Amelitas!
Eis que a incompreendida segunda feira chegou e com isso as promessas se renovam! rsrsrs
Eu decidi fazer uma dieta! Já estava fazendo algumas reduções mas quero algo mais disciplinado. Não só pq eu preciso emagrecer mas pq quero lidar com a sensação de privação. Calma, Amelitas, não sou masoquista! rsrsrrs. Irei me especializar em Psiquiatria e me atraio pela área de compulsão. Como entender as dificuldades de um paciente que é viciado em cocaína, jogo, compras, sexo ou comida se nunca senti na pele as nuances desse comportamento? É fácil falar para um alcóolatra parar de beber enqto temos no nosso criado mudo um "Lexotan" para dormir!! Sempre julgamos que é mto mais fácil viver a vida do outro do que a nossa. Como eu adorooooo comer, achei interessante experimentar o mundo sem algo que eu priorizo na minha vida. Como o meu corpo reagirá? Quais serão as minhas dificuldades?Qual será a sensação de dizer "não" aos amigos que me oferecem uma guloseima? Será que irei resistir? Acho que será interessante observar estas sensações para poder entender as dificuldades que meus futuros pacientes podem vir a ter. E como disse antes, tenho que emagrecer!


Decidi que diariamente, vou deixar no fim de cada postagem, a minha impressão, medos e desafios que enfrentei ao longo do dia. Tb colocarei o que acho que está dando certo e o que não está. A minha dieta NÃO será o tema da postagem pq o blog não é sobre isso mas ele pode abrir um espaço sim, para isso! Mas para me animar e dar um "up" nas minhas amigas que planejam diminuir as medidas, vou falar hoje sobre algo que vem ganhando maior importância qdo se fala em emagrecimento: Programação Neurolinguistica (PNL). Não é nenhuma seita, programa de computador ou algo do gênero rsrsrs. Então, o que é isso?


 A PNL é uma ciência que busca a reprogramação de alguns conceitos para que consigamos remover algumas pedrinhas do nosso caminho através de imagens,sons, sensações e do seu "diálogo interno".Formamos a "realidade" através de informações que obtemos através de nossos sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. Não importa se "absorvemos" essas informações de forma incorreta. Elas continuarão a existir dentro da nossa mente e moldarão nossos passos. Por exemplo: vc é uma pessoa mto ligada a sua avó. Qdo vc era criança, lá em Barbacena, sua avó dizia que manga com leite podia matar. Vc cresce, faz faculdade e mesmo sabendo que existe sorvete de manga sem nenhuma contra - indicação, vc é incapaz de comer manga com leite. Vc chega a escutar a sua avozinha fazendo a advertência no momento em que lhe é oferecido a tal combinação!


É a sua realidade independente de ser verdade ou não. Isso foi um exemplo bobo, mas mostra o qto a realidade pode ser subjetiva para nós!Existem situações mais complicadas como o medo de andar de avião, a compulsão alimentar, o medo de falar em público, entre outros, que nos atrapalham a progredir na vida.  A PNL pode ajudar nessa mudança de conceitos em todas as áreas da sua vida. No quesito emagrecimento, a psicóloga Walkyria Coelho faz algumas observações que podem fazer milagres na sua dieta! Vamos conhecê-los?!
*Relacione-se melhor com a comida: toda vez que nos propomos a fazer dieta, vem um sentimento de angústia, um pensamento imediato de: vai faltar! O nosso organismo já acostumado com as sensações prazerosas de uma alimentação desregrada, porém que causa um prazer momentâneo imediato, nos pede para abusarmos da comida no dia anterior com receio da "escassez" que a dieta vai trazer de comida.


Mesmo que vc faça uma dieta equilibrada, com a quantidade adequada de comida, a idéia persiste pela ausência das guloseimas fartamente oferecidas anteriormente. Essa situação causa um estresse terrível dentro de nós, não é mesmo? E o que tem a ver o estresse com o emagrecimento? Quando há stress físico e mental, há maior liberação de cortisol no organismo. O Cortisol é um hormônio que possui várias funções no organismo por exemplo, em situações súbitas de perigo é capaz de nos deixar em “estado de alerta”, em condições de agir com a rapidez necessária. 
O organismo estressado faz as glândulas supra-renais trabalharem mais, são elas que fabricam os hormônios relacionados ao stress, e, que em excesso provocam retenção de líquido e acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal.
Que situações podem aumentar o nosso estresse?O stress é um fator individual, o que estressa uma pessoa pode nem incomodar uma outra,o importante é que cada um perceba quais são as situações que o deixam mais estressado, e a partir disso, busque maneiras de lidar com esses momentos. Mas já sabemos que algumas situações como ansiedade, excesso de atividade física ou jejuns prolongados, estressam o organismo, liberando uma quantidade de cortisol maior do que o corpo pode administrar. Portanto, amelitas, vamos nos acalmar fazendo uma atividade prazerosa que te distraia e faça vc "esquecer" da dieta pelo menos enqto não chega o horário de se alimentar.


*Cuidado com a palavra "Não": Frases como "não posso engordar", "não posso nem pensar em doces", " como estou de dieta, eu não posso comer mais de 2 colheres de arroz"etc, faz com que a pessoa se programe para evitar algo mas ao mesmo tempo ela se foca naquilo. Qdo eu digo: não pense em um elefante rosa!Aposto que vc já pensou... 

O nosso cérebro simplesmente "corta" o não e se foca na idéia posterior.A pessoa que usa a frase para algo que quer, ela se motiva para conseguir seu objetivo. Então, vc vai me falar: "Ah, Sah, mas como eu vou afirmar pra mim mesma que estou magra se qdo eu me olho espelho eu me vejo gorda?" A afirmação é positiva mas tem que corresponder a realidade. Vc ao invés de falar "eu não posso engordar" ou "estou magra", vai criar frases que mostrem ao seu corpo que vc está NO PROCESSO de emagrecimento. Vc não está no peso que quer, mas tb não se foca naquilo que não quer. Vc se focará na realidade, que é o processo de emagrecimento. Vc já iniciou a viagem, está no caminho e isso que importa!
Meninas, são mts dicas e as colocarei aos poucos aqui no blog. Como disse acima, diariamente, vai ter alguma coisinha no fim da postagem sobre o tema.
Ah, aguardo a opinião de vcs na enquete e não deixem de comentar esta postagem!
Boa semana!
Bjs
Sah

7 comentários:

Jujju ♥ disse...

Oi Sah...

Vc tem razão... é difícil entender as ansiedades das pessoas qnd não vivenciamos o que elas passam...

E boa sorte com a sua dieta... eu não consigo deixar os meus docinhos e tal, espero que vc tenha mais sorte (leia-se força de vontade)... rsrs

Bjooos

td de bommm

Anônimo disse...

Amei esse post de paixão! Eu estava precisando exatamento disso, porque estou comendo compulsivamente e meu peso está aumentando! Vou ficar por aqui para ler todos os detalhes da sua dieta!
Muitos beijos e parabéns pela iniciativa!

Bell disse...

Adorei...vou ler sempre para ver se me ajuda também! Quem sabe? Juntas....damos forças umas a soutras? Beijos querida!

Unknown disse...

oieeeee vai dar tudo certo, basta força de vontade, viu? estou torcendo. beijos

Carola Duarte disse...

Adorei....a foto relax é demais!
Beijo querida
E obrigada pela visita no Carola!

GRAÇA LAYOUTS disse...

Oi Sah obrigada por compartilhar essas informações, vou estar sempre aki pois vou seguir a risca tb preciso perder peso e esse post, foi muito util para mim...
Ah obrigada pelo carinho em meu cantinho...
te adoro..
bjos

Ana Valeria M. Catusso disse...

entre neste site www.eftbr.com.br que irá ajudá-la a emagrecer junto com a pnl

Postar um comentário